fbpx

Viajar de graça nos Açores – encaminhamento gratuito inter-ilhas!

 

Sabes que podes viajar de graça nos Açores?

 

Provavelmente não sabes, mas podes!

Como? Ao adquirires qualquer voo directo para os Açores, podes pedir um encaminhamento gratuito inter-ilhas pela SATA para outra ilha para onde não existam voos directos. E assim viajar de graça nos açores: Yap, é gratuito!

 

A ideia desta medida é estimular o turismo e a mobilidade para as ilhas para onde não podes voar directamente, para ilhas com menos voos ou para onde não existem ‘lowcosts’. Desta forma podes, por exemplo, comprar um voo barato para qualquer uma das ilhas que são getaways directos com o Continente (como São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Santa Maria) e, de lá, voar gratuitamente para qualquer outra ilha! E dessa ilha de volta para a ilha para onde foi o teu voo original. 

 

Como funciona então?

 

O primeiro passo é teres um voo para os Açores. A origem tem de ser obrigatoriamente Portugal Continental ou a Ilha da Madeira! Depois disso podes solicitar à SATA o encaminhamento gratuito para qualquer outra ilha do arquipélago do Açores.

 

Para solicitar o encaminhamento tens várias formas de fazer: preencher um formulário online – https://encaminhamentos.sata.pt; apresentar-te num balcão ou loja da SATA; ou através do call center pelo número +351 296 209 730. O pedido online tem de ser feito até 5 dias antes do voo e por telefone até 24h antes. É obviamente sujeito a disponibilidade.

 

formulário online- https://encaminhamentos.sata.pt

 

 

Quanto tempo posso ficar na Ilha para onde é o voo original?

 

A ideia deste mambo não é que fiques a conhecer 3 ou 4 ilhas diferentes. A ideia é mesmo voares o mais rápido possível para a ilha para onde de facto queres ir. Portanto o teu voo de encaminhamento tem de ser num intervalo entre 3h a 24h depois da tua chegada e antes da tua partida. Ver as restantes regras aqui – clica aqui!

 

Exemplo prático:

 

Imagina que queres ir às Flores fazer uma viagem com a @experience_oc (tenho um código de desconto de 10% em todos os tours deles se reservares através do site e usares o cupão “followthesun”), podes ver qual é o voo mais barato para as datas que te interessa e de lá pedir o encaminhamento para as Flores. Imagina que é para a Terceira o voo mais barato, voas para lá e depois o teu voo para as Flores tem de ser num intervalo entre 3 horas depois e 24h antes da tua chegada. Para a volta é igual!

 

 

Perguntas frequentes:

 

O encaminhamento por parte da SATA só funciona de o voo que comprei foi da SATA?

 

Não, podes comprar voos de qualquer companhia, não precisa de ser da SATA. Ou seja, se voares para os Açores pela Ryanair podes na mesma fazer o pedido de encaminhamento gratuíto. No entanto, se comprares tudo pela SATA é mais seguro em caso de perdas de voos, atrasos ou cancelamentos. Muitas vezes acontece que os voos nos Açores são cancelados ou adiados por causa das condições meteorológicas. Se o teu voo for da SATA eles garantem alimentação e estadia ❤️.

 

Tenho de recolher a bagagem e fazer novo check in?

 

Ohyeah, tens.

 

Posso ficar a curtir uns dias a ilha para onde é o meu voo original?

 

O período máximo que podes ficar na primeira ilha é de 24 horas. À ida e à vinda! A ideia não é ficares a curtir várias ilhas, é ires o mais rápido possível para o destino final. Stopovers não são permitidos. 

 

 

Agora que já sabes como viajar de graça nos Açores, estás à espera de quê mesmo? Eheheh!

 

BOA VIAGEM!

 

5 thoughts on “Viajar de graça nos Açores – encaminhamento gratuito inter-ilhas!

  1. José Carlos Oliveira says:

    Qual o máximo de dias em que posso fazer a reserva do encaminhamento? Ou seja, se comprar agora um bilhete para viajar em agosto, posso já solicitar o encaminhamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *