fbpx

Campismo selvagem e pernoita legal em Portugal

Fazer campismo selvagem e pernoita com caravanas costumava ser legal em alguns lugares em Portugal. Desde o início de 2021 já não o é!

 

No início de 2021 entrou em vigor o Decreto-Lei n.º 102-B/2020, que proíbe a pernoita e aparcamento de autocaravanas em todos os locais que não sejam expressamente designados para o efeito.  

 

Devo dizer que sempre foi ilegal parar em lugares como a Costa Vicentina ou o Gerês e outras reservas no nosso país. A verdade é que nunca houve muito controlo, o que acabou por levar a esta situação. Para mim uma situação triste, concordo com a proibição nos parques naturais, mas não no território completo.

 

No entanto, existem formas de o continuar a fazer, de forma legal, nos sítios indicados, e sem ter que gastar dinheiro!

 

Existem várias plataformas brutais para encontrarmos lugares perfeitos para pararmos pela noite:

 

Park4night

 

A Park4Night é uma app para iPhone e Android que nos dá a informação valiosa de onde podes, adivinha lá, parar pela noite! E de forma gratuíta! É uma base de dados de parques de estacionamento para caravanas, parques, lugares onde podes acampar, etc! Feito especialmente para vanlifers 🙂

 

 

Caravanya

 

Caravanya é uma mais uma app para iPhone e Android que nos dá a informação de lugares onde podes fazer campismo selvagem ou pernoita de forma legal com a tua caravana!

 

Outdoor Rotes

 

A Outdoor Rotes é um site onde podes encontrar as áreas de serviço, maior parte das vezes gratuitas, onde podes parar a tua caravana, trocar e despejar as águas, ao longo deste pais fora!

 

Intermarché e Lidl

 

Esta malta do Intermarché e do Lidl não são burros nenhuns! Perceberem que podiam olhar para nós, vanlifers, como aliados e lucrar com isso! Com a proibição e controlo mais severo das caravanas nas zonas das praias do Sul do País, os supermercados Lidl e Intermarché resolveram inovar e tornar os seus parques camper friendly! Em muitos deles podes parar e pernoitar tranquilamente, e em muitos outros tens também onde despejar e encher águas 🙂

 

 

Para além dos lugares grátis que podes encontrar nas plataformas que te mostrei em cima, existem outro tipo de aplicações e websites com lugares pagos, muitas vezes quantias simbólicas, mas com conceitos muito muito fixes!

 

Estes lugares são quintas ou casas privadas que as pessoas têm à disposição para receber malta como nós! Muita vezes com confortos adicionais (duche água quente, espaços vedados e seguros, energia eléctrica, atividades, piscina, etc) onde podes pernoitar. Desde 5 euros por dia!

 

Portugal Easy Camp

 

Para mim este site é simplesmente brutal! Podes “trocar” a tua estadia pela compra de um cabaz de uma quinta associada! Yap, ficas em quintas e, em vez de pagares pela noite, pegas pelos produtos que produzem. É uma forma de apoiar a economia local, os pequenos produtores e ainda ficares a conhecer os nossos produtos nacionais cheios de qualidade que temos 🙂

 

Checa tudo no site deles – www.portugaleasycamp.com

 

Home Camper

 

Outro site maravilhoso onde podes ficar em casas privadas, muitas vezes com condições ALTAMENTE, por uma quantia simbólica 😀  Muitas vezes com confortos brutais, com actividades, piscina, etc. E ainda conheces a população local!

 

Vê tudo em – www.homecamper.com

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *