Há já algum tempo que queria começar as minhas aventuras pela Ásia. Adoro a América Latina mas o mundo é grande demais para nos focarmos só numa parte dele, right?
O meu impulso sempre foi ir ao Sri Lanka!
Porque? Não faço ideia! Mas ainda bem que aconteceu.
No entanto, não queria fazer uma viagem “normal”, queria algo diferente, algo fora da caixa… algo que me aproximasse do que realmente interessa em todas as viagens:
as pessoas!
E foi aí que a ideia surgiu: vou atravessar o país no transporte mais típico, o transporte que todos usam, o transporte do povo – um Tuk Tuk!
A ideia estava no ar, os voos comprados, e a aventura prestes a começar, mas… no dia antes de voarmos, domingo de Páscoa, foram os atentados dos quais todos ouvimos falar!!
Não foi um dia fácil, admito:
– Queria ir mas não queria que fosse por “orgulho” ou por interesse em explorar esta situação que sabia que seria mediática e que traria de certeza alguma atenção ao meu Instagram.
– Também não queria ir naquela de provar que sou fixe e não tenho medo.
– Tinha algum receio que o povo não quisesse o turismo por lá e pudesse estar a precisar de um “tempo a sós”. E também não sabia como o país ia reagir ao que aconteceu.
Por outro lado queria muito ir! Sabia que um acto de doidos não define um povo. Sabia e sei. E queria prová-lo! A mim e a todos que, comigo, embarcariam nesta aventura através do Instagram! Era também uma forma de quebrar alguns preconceitos e dar a conhecer o mundo real, contar a parte boa (e deixar a parte má para os media e os artigos de merda do facebook)!
Deixei um dia para pensar no que fazer… e claro que decidi ir na mesma! Estava ansioso mas ao mesmo tempo tranquilo
E foi, obviamente, a melhor decisão! Vivi uma das grandes aventuras da minha vida e posso garantir-vos que um dos personagens principais foi o
TUK TUK!
Agora que vos convenci a visitar este país, vou tentar convencer-vos a fazê-lo de Tuk Tuk!
Faz o seguro da tua próxima viagem com a Iati, carrega na imagem
10 razões pelas quais deves conhecer o Sri Lanka
de
Tuk Tuk
1. É a melhor forma de te conectares com os locais
Como disse antes, o Tuk Tuk é o transporte “dos pobres”. Para eles verem um turista a conduzir um Tuk Tuk é uma alegria imensa! Tantas reações boas que tivemos, quer no trânsito ou na estrada, quando parávamos nas passadeiras ou num lugar qualquer no meio do nada, a reação era sempre a mesma: espanto e alegria! Foi um desbloqueador de experiências e um criador de memórias! Neste momento é o meu transporte em viagem de eleição!
2. Dá-te mais liberdade
Não dependes de tours, de horários de autocarros, de paragens fixas e obrigatórias… só dependes de ti! Melhor feeling não há! Podes chegar onde quiseres e, melhor que tudo, onde os outros turistas não vão
3. É uma forma de ajudares os locais!
É verdade! A empresa com que aluguei o Tuk Tuk, os TukTuk Rental, não são donos dos veículos. Eles sub-alugam os Tuk Tuk aos locais, ajudando-os a ganhar um extra com isto. Segundo eles, 50% do dinheiro do aluguer é para o dono do Tuk Tuk
A verdade é que mais de 70% dos Tuk Tuks do Sri Lanka são de pessoas com baixas possibilidades, como vos disse: é o transporte do povo! Por isso é fixe curtir uma viagem e ainda conseguir ajudar estas famílias a ter uma vida mais confortável Com o tempo extra em que não estão a conduzir, os locais conseguem dedicar-se a muitas outras coisas.
Outra cena fixe é que os TukTuk Rental me deram um código de desconto para que tenhas 5% de desconto no teu aluguer do Tuk Tuk! É só irem ao site e onde diz “I have a coupon code” escrever “followthesun”
4. É seguro
Franziste a sobrancelha? Eheheh! A sério, é verdade. Conduzir no Sri Lanka não é assim tão difícil. Depois de perceberes o flow do transito, é só seguir a corrente and let it go! Claro que tens de ser um bom condutor on the first place. Basta falares com alguém que já lá esteve e vais perceber que também os autocarros também não seriam a melhor opção em termos de segurança (os condutores são lunáticos).
Vai ser uma experiência que nunca mais te vais esquecer
É obvio que te aconselho na mesma a fazer seguro, como sempre o da Iati <3
5. É mais rápido
Apesar do limite serem 40 km/h, como podes fazer os teus próprios ritmos e horários, acabas por andar mais rápido. Já para não falar que num Tuk Tuk é muito fácil esquivares-te no transito eheheh
6. É barato
É mesmo! Se não fores sozinho e conseguires dividir as despesas com, pelo menos, uma pessoa, fica super acessível. Claro que os transportes no Sri Lanka também não são muito caros em geral. Mas se fizeres as contas com os tuk tuks ou taxis que vais ter de apanhar dum lado para o outro, os tours que vais quer fazer porque não há transporte para aquele sítio que queres mesmo visitar, etc… no total acaba por compensar!
Alugar um pelos TukTuk Rental custa a partir de 14 dólares por dia. A gasolina é ridiculamente barata. E como vos disse, ainda me deram um código de desconto para que tenha 5% de desconto no vosso aluguer do Tuk Tuk! É só irem ao site e onde diz “I have a coupon code” escrever “followthesun”
7. It’s Coooooooool af!!!
It is!!! Quantas pessoas podem dizer que conduziram um Tuk Tuk, conheceram os locais, foram onde outros não foram? Eheheh! Ainda para mais no Sri Lanka? Manda grande pinta e vais ficar com umas fotos para a vida! Já para não falar do prazer que é conduzir em estradas como as estradas costeiras que existem por lá, ou mesmo a famosa Elephant Road
8. Consegues chegar a todo o lado
Confia em mim! O Tuk Tuk só não é um 4×4 porque só tem 3 rodas ahahah
Andamos por alcatrão, terra, areia… tudo!
9. É fácil
A ciência de conduzir um Tuk Tuk é a mesma de conduzir uma motorizada. Mais fácil não podia ser! Ainda para mais não tens o problema do equilíbrio eheheh
Qualquer dúvida ou problema que tenhas, vais ter 300 locais prontos para te ajudar com o que precisares
10. Não vais perder nenhuma experiência!
Muita gente me perguntou: então e o Blue Train? Ya, o Blue Train é mais famoso que a Rainha de Inglaterra eheheh! Eu também não queria deixar de fazer esta famosa viagem que vale mesmo a pena! E por isso fiz e fiz duma forma bastante simples:
– como não queria fazer o percurso todo, porque são 8 horas, e não o queria fazer no sentido tradicional de Kandy a Ella, porque tem muito muito muito turista e nem consegues curtir à vontade. Fiz na direção contrária, de Ella foi até Nuwara Eliya, que são menos horas e é a parte mais bonita De lá voltei à boleia para Ella (sim, também queria ter a experiência de andar à boleia no Sri Lanka, e foi ESPETACULAR!). Mas tu podes voltar de autocarro ou mesmo de Tuk Tuk taxi porque não fica nada caro
O Tuk Tuk é um desbloqueador de experiências e um facilitador de histórias
Agora vai lá tu viver a tua aventura e depois conta-me a história
Segue-me no Instagram <3
@followthesuntravel
P.s.: Quero deixar claro que este artigo não foi patrocinado nem pelos TukTuk Rental nem pela Iati. No entanto, os TukTuk Rental dão-me 5$ por cada Tuk Tuk que aluguem com o meu código. Devo também dizer que a Iati foi a responsável pela realização desta viagem, foi através do apoio deles que consegui visitar o Sri Lanka, e muito mais.
Portanto, uma forma de me apoiares nestas demandas malucas é fazendo o seguro da tua próxima viagem através deles (carrega na imagem)