fbpx

Como preparar a mochila de viagem

Aquela pergunta que está na cabeça de toda a gente que prepara uma viagem: como preparar a mochila de viagem? O que levar? O que vou precisar?

 

Admito que muitas vezes fazer a mochila para a viagem é uma tarefa difícil. Principalmente para quem tem menos experiência ou é menos organizado. Realmente parece que nunca vai caber tudo dentro da mochila! Mas, na realidade, o que é preciso é organização e informação! A verdade é que quanto mais organizada, simples e leve for a tua mochila, mais feliz e tranquilo vais ser durante a viagem 🙂

 

Mas foca-te principalmente nestas duas palavras: simples e leve!

 

No final do artigo vou deixar um ficheiro excel para descarregares com uma checklist para todos os artigos que menciono aqui!

 

Independentemente do clima do destino e do estilo de viagem que vais fazer, há sempre uma lista de coisas essenciais para levar para a viagem.

 

Como preparar a tua mochila de viagem: lista de material!

 

Mochila de viagem grande

 

A tua escolha de mochila vai depender do tipo de viagem que vais fazer, se é mais de trekking ou não. Mas aqui vão algumas dicas importantes que deves ter em atenção: 

 

– A tua mochila deve ter uma abertura em todo o comprimento, lateralmente ou um acesso na parte de baixo para ser mais simples acederes a todas as tuas coisas; 

 – Deves ter em atenção se a mochila tem uma estrutura nas costas e alças para que seja confortável quando caminhares várias horas com ela; 

– Se tens um impermeável para a mochila para os dias de chuva, para não acabares com todas as tuas coisas encharcadas!

– Tenta não escolher mochilas maiores que 50L, para mulheres, e 70L, para homem. Dependendo do destino, se conseguires reduzir esses tamanhos ainda melhor!

– Em teoria a mochila devia pesar no máximo 10% do teu peso se fores mulher e até 15% se fores homem.

 

E sim, eu acho que uma mochila é sempre mais prático que uma mala, tirando raras expeções!

 

Mochila de viagem pequena

 

Uma mochila pequena é essencial tanto para levares ao teu lado em voos/ autocarros/ boleias com os teus documentos, dinheiro, material fotográfico, alguma comida e água. Se forem como eu, vão querer andar sempre com um bocado de comida e de água com vocês. É também importante para utilizares quando tiveres oportunidade de deixar a mochila grande no alojamento e ires explorar um lugar com menos peso às costas e só com o essencial.

 

Na minha perspectiva, 30L é o ideal, para ser versátil dependendo da situação em que a utilizas. A minha mochila pequena normalmente é uma mochila de fotografia, porque ando sempre com muito material. É claro que em caso de ires fazer uma viagem de puro trekking, não precisas de mochila mais pequena porque vais andar sempre com a grande! 

 

Tornou-se óbvio nos últimos tempos que um bom Seguro de Viagem é algo bastante importante! Confia em mim e faz um seguro da Iati, com proteção Covid e médicas bastante boas, mas também com proteção contra roubos, perdas de mala em aeroportos, etc! Clica em baixo para conheceres o seguro ideias para ti e teres 5% de desconto!

Calçado e Roupa

 

É importante dizer uma coisa que muita gente se esquece: tu podes lavar a tua roupa em qualquer lado para onde vás. E não, não precisas de ser tu a lavar a roupa. Há sempre lavandarias em todo lado. E normalmente são muito baratas. Por isso não precisas de levar roupa para todos os dias da viagem!

 

Vamos lá então ao que interessa. Está é a lista de coisas que eu levo para todas as viagens que faço:

 

– Calçado confortável é mesmo das coisas mais importantes, se não te doem os pés podes sempre caminhar mais algumas horas confortavelmente! Normalmente digo que um par de calçado é suficiente, se forem umas boas botas de montanha ou sapatilhas de trekking, mas se optares por levar o segundo par, leva algo leve e que seja pouco volumoso como umas sapatilhas para andares em cidade, umas alpercatas ou umas sandálias. 

– Chinelos, são essenciais para tomares banho em qualquer lugar!

– Meias, são normalmente desvalorizadas, mas se não queres que as dores e as bolhas nos pés te impeçam de explorar um bocadinho mais, leva algumas meias boas, próprias para trekkings!

– Casaco quente! Sim, precisas de um em quase todas as viagens, mesmo nas de praia. Usa material técnico e bom, porque assim em vez de teres de levar três casacos, apenas precisas de um!

– Casaco mais leve ou sweatshirt.

– Calças ou calções, o ideal é levares duas, quando umas estão sujas, tens sempre outras! As moduláveis não são bonitas mas são melhor coisas que existe, para além de serem práticas, podes usar como calças ou calções, são leves e secam muito rápido.

– T-shirts, vai sempre depender de quanto tempo é a tua viagem, mas uma média de 6 é suficiente para viagens longas. E 3 ou 4 se fores apenas uma semana para qualquer lado.

– Calções de banho/Bikini e calções de treino, que dão também para dormir!

– Roupa interior (mesmo número que as t-shirts).

– Impermeável de corpo inteiro – tipo PONCHO! – mesmo os casacos impermeáveis não resistem às chuvas tropicais de alguns países, este impermeável já me salvou muitas vezes. Outra coisa que raramente levam mas é essencial, anda sempre comigo!

– Bolsa interior para colocares à cintura com o dinheiro (por segurança)!

– Óculos de sol e chapéu!!

– Gorro, luvas, leggins e camisola térmica, algumas viagens não precisam deste tipo de material, mas a maior parte precisa, mesmo que seja só para usar duas ou três vezes, basta subires uma montanha para ver o nascer do sol ou dormires no topo de um vulcão que vais precisar de certeza e são coisas leves de transportar!

– Toalha de banho, daquelas absorventes e super leves

 

 

Acessórios de Viagem

– Garrafa com filtro tornou-se aquele must em todas as viagens, mesmo em Portugal. É uma forma de poupar muito plástico, que é crítico como sabem, mas também é uma forma de poupar dinheiro: sim, passado algumas utilizações acabas por recuperar o investimento inicial que fizeste na garrafa! Eu uso as garrafas da Mizu que se vendem na @coolandfuntional. Tenho um código de desconto neste loja, se usares o código “followthesun”!

 

– Saco cama pode ser importante. Para noites em autocarros, camas menos limpas, etc. Consegues arranjar uns bem pequenos e não muito caros.

– Repelente de mosquitos com DEET, é muito essencial em países tropicais.

– Ficha tripla, para quando quiseres carregar a máquina, o telemóvel e o pc ao mesmo tempo, a ficha tripla vai ser a tua melhor amiga!

– Adaptador de corrente (caso seja necessário).

– Lanterna, a de cabeça sem pilhas é a mais prática para mim.

– Power bank!

– Aloquete/cadeado, muitos dos Hóteis/Hostels têm cacifos para guardar os bens mais valiosos, mas vais ter de ter o teu próprio aloquete.

– Isqueiro e canivete, têm montes de utilidades em viagem!

– Tampões para os ouvidos, para noites de autocarro ou hostels mais barulhentos, se tiveres dificuldade em dormir com barulhos. E também venda para os olhos! – não menosprezem isto! São das coisas mais importantes para mim!

– Talher 3 em 1, é sempre útil teres um garfo, faca e colher à mão.

– Livro e caderno, leva só um livro que depois podes sempre ir trocando com outros viajantes ou nos hostels com book exchange e caderno para ires escrevendo as tuas aventuras!

– Protector solar, tenho usado ecofriendly da marca rawelements, que podem comprar também com desconto na @coolandfuntional clicando no banner em cima

 

Produtos de higiene

 

Leva poucas coisas e em embalagens pequenas. Não te esqueças que em todo o lado vendem champô, sabonetes e pasta dos dentes e vais repondo consoante a necessidade, não faças disto um peso na mochila! deixa-me dar-te uma dica: leva toalhitas, são as melhores amigas quando estás muitos dias sem conseguir tomar banho!!!

 

Medicamentos

 

Depois de ires à consulta do viajante ficas a saber se tens de te levar algum medicamento específico, mas o mais importante é teres sempre paracetamol, brufen, imodium e saquetas de hidratação! Leva também um termómetro e talvez um kit primeiros socorros pequenino, só com o essencial no caso de te magoares.

 

 

Equipamentos 

 

Depende do que utilizas, obviamente. Acho que o mais importante é um bom telemóvel! Caso sejas fotógrafo, ou gostes de fotografia, não te esqueças da tua máquina fotográfica, baterias extra e cartões extra. Mas diria para evitares levar um computador, é muito peso extra!

 

Gostavam que fizesse uma lista do meu equipamento? Let me know!

 

Documentos

 

Nunca te esqueças dos teus documentos de identificação e, tão importante como levares o passaporte, é teres o visto, caso seja aplicável, e claro um bom seguro de viagem. Podes levar várias fotocópias e quando houver possibilidade deixas os documentos no hotel e andas com as fotocópias, reduz a possibilidade de os perderes!!

 

Com tudo isto estás pronto para viajar uma semana ou um ano!!! Organiza tudo na tua mochila e podes até utilizar sacos de arrumação, acabam por ser muito úteis para algumas pessoas, facilitam a procura na mochila quando precisas de alguma coisa específica e fazem com que o momento de fazer/desfazer a mala seja muito mais rápido 😊

 

Mais alguma dica que me tenha esquecido? Diz-me nos comentários em baixo 🙂

 

CLICA AQUI PARA FAZERES O DOWNLOAD DO FICHEIRO EXCEL COM UMA CHECKLIST PARA A TUA MOCHILA E VIAGEM!

Tornou-se óbvio nos últimos tempos que um bom Seguro de Viagem é algo bastante importante! Confia em mim e faz um seguro da Iati, com proteção Covid e médicas bastante boas, mas também com proteção contra roubos, perdas de mala em aeroportos, etc! Clica em baixo para conheceres o seguro ideias para ti e teres 5% de desconto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *