Arquivo de Ayahuasca - follow the sun https://followthesun.pt/tag/ayahuasca/ joão amorim | portugal Sat, 07 Nov 2020 19:02:10 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.4.8 https://followthesun.pt/wp-content/uploads/2021/06/cropped-favicon-1-32x32.jpg Arquivo de Ayahuasca - follow the sun https://followthesun.pt/tag/ayahuasca/ 32 32 179719459 10 Lugares Onde Fazer Campismo Selvagem em Portugal – Parte II https://followthesun.pt/10-lugares-onde-fazer-campismo-selvagem-em-portugal-parte-ii-2/ https://followthesun.pt/10-lugares-onde-fazer-campismo-selvagem-em-portugal-parte-ii-2/#respond Thu, 06 Jun 2019 16:48:00 +0000 https://followthesun.pt/staging/9153/?p=3355   Gosto de partilhar coisas que ache que acrescentem algo à comunidade viajante e aventureira. Sem dúvida nenhuma, o artigo que escrevemos com mais impacto foi, de longe, o ‘10 Lugares Onde Fazer Campismo Selvagem em Portugal‘. Porquê? Porque quase ninguém fala sobre isso! Por isso, e a pensar em vocês, decidimos escrever outro, com mais [...]

O conteúdo 10 Lugares Onde Fazer Campismo Selvagem em Portugal – Parte II aparece primeiro em follow the sun.

]]>
 

Gosto de partilhar coisas que ache que acrescentem algo à comunidade viajante e aventureira. Sem dúvida nenhuma, o artigo que escrevemos com mais impacto foi, de longe, o ‘10 Lugares Onde Fazer Campismo Selvagem em Portugal‘. Porquê? Porque quase ninguém fala sobre isso! Por isso, e a pensar em vocês, decidimos escrever outro, com mais 10 dicas de spots inacreditáveis que vos vão deixar de queixo caído no chão e com histórias brutais para contar 🙂

Mais sugestões? Podes enviar-me 🙂

 

Se gostam deste tipo de coisas, sejam uns fixes e sigam-me no Instagram ⬇

⬇ É uma forma de apoiarem o meu trabalho, e ficarem a par de todas as aventuras! ⬇

 
Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.

⬇ clica na imagem para contratares o teu seguro de viagem com 5% de desconto ⬇

 

 

É muito importante ter a sensibilidade de não estragar nada, principalmente a Natureza, tenham muita atenção a isso!

 

1 . Praia do Malhão

 

Esta praia foi uma das minhas ultimas descobertas e uma grande surpresa! Já tinha ouvido falar e não desiludiu 🙂 Boa vibe! Muito lugar para acampar, seja na praia seja nos parques de estacionamento. Get ready for the sunset, vai ser brutal 😉

 

View this post on Instagram

O Instagram e as redes sociais têm muita coisa má, mas nem vou falar sobre isso. Vou falar sobre as coisas boas! Neste mês em que andei a explorar Portugal conheci muitos lugares que não conhecia, e todos porque pessoal que me segue mos sugeriu! Incrível 🙏 e este foi dos que mais me surpreendeu! #portugal #sonyalpha #alentejo #portugalcomefeitos #shooters_pt #portugueseroamers #portugalovers #fugaspublico #exploreourearth #wildernessculture #letsgosomewhere #lensbible #yourshotphotographer #visitportugal #igersPortugal #olhoportugues #portugalemclicks #outdoorsadventures #putyourselfoutthere #topportugalphoto #backpackersglobe #ourlovelyplanet #earthoutdoors #lensbible #estouaquipúblico #iatipelomundo

A post shared by joão amorim | portugal (@followthesuntravel) on

 

2 . Praia dos Aivados

 

Parei aqui por acaso… mas foi amor à primeira vista :p Relax máximo, um spot mesmo fixe, e bem diferente das outras praias aqui da zona. Perfeito para Surf. Tem muita pedra mas é fácil encontrar um spot fixe para montar acampamento.

 

 

3 . Praia de Quiaios 

 

Areal gigante! Com uma vista privilegiada para a Serra da Boa Viagem. Tão perto da Figueira mas tão diferente, como se a serra fosse uma barreira para uma realidade alternativa… mais tranquila. Obrigatório subir ao topo para o por do sol 🙂

 


 

4 . Cacela Velha

 

Uma das praias mais míticas e mais bonitas de Portugal! Este lugar é simplesmente tirado de conto de fadas 🙂

 

Upload Image...

 

5 . Praia do Meco

 

Conheci esta praia por causa do Super Bock Super Rock. Muito cool e boa vibe! Não precisam de acampar no areal mesmo, para o lado direito tem esta zona que estão a ver na foto em baixo, no topo da duna/falésia ⬇Muitas árvores para sombra e com uma vista incrível para o mar. Aqui perto têm a lagoa de albufeira, vale a pena ir conhecer.

 

 

⬇ segue o meu Instagram! ⬇

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.

⬇ clica na imagem para contratares o teu seguro de viagem com 5% de desconto ⬇

 

6 . Praia do Barranco

 

Praia de Hippies. ‘Como assim?’ – perguntam vocês! Ya, vão ver com os próprios olhos. Não é fácil lá chegar, depois de uns quilómetros em estrada de terra chegam a este paraíso. Algumas pessoas estão a viver lá há mais tempo do que imaginamos e um bocado à margem da lei :p Por vezes ainda apanham com festas daquelas onde se vêem borboletas.

 

Obrigado @mochileiros_vc pelas fotos 🙂

View this post on Instagram

🏖Praia do Barranco – foi sem dúvida a praia onde mais sentimos o espírito da #vanlife… Para lá chegarmos andamos 6km em terra batida, sempre ladeados por imensa vegetação. O momento "wowwww" da chegada, não foi como habitualmente a vista para a praia, mas sim a quantidade de autocaravanas que lá estavam. Uma coisa incrível! Uma praia super bonita, muito boa onda, com surfistas, gente fixe… Um ambiente muito descontraído. Obs: não há rede de telemóvel, Internet, cafés… Etc. Vale a pena uma visita 🇵🇹🤙🏄‍♂️🌅🚐✨👫 . . 🏖Barranco Beach – It was definitely the beach where we felt more the vanlife spirit… To get there we drove around 6km of road, always surrounded by nature. The "wowwww" moment of arrival, was not the usual view to the beach, was the amount of vans that were there. Something mind-blowing! Super beautiful beach, really good vibe, with surfers, cool people all around… Such a relaxed environment. Obs: there is no cellphone network, internet, cafes… Worth the visit 🇵🇹🤙🏄‍♂️🌅🚐✨👫 . . #mochileiros_vc #travelcouple #travel #homeiswhereyouparkit #couplegoals #homeonwheels #vanlifemagazine #thisisvanlifeing #camperlifestyle #vanlife #vanlifers #vanlifestyle #vanlifediaries #projectvanlife #vanlifemovement #vanlifeexplorers #vanlifeportugal #vanlifeturkeyy #vanlifecamper #campeveryday #vanlifecaptain #roadtrip #visitportugal #travelbloggers #algarve #vanagonlife #vancrush #viladobispo #praiadobarranco

A post shared by Mochileiros – Vanlife (@mochileiros_vc) on

View this post on Instagram

🚐✨ Viajar de autocaravana tem destas coisas… Partir à aventura, conhecer sítios novos e todos os dias acordar numa praia diferente! Aqui no Barranco tudo foi especial e diferente. Adormecemos ao som das guitarras e das conversas pela noite dentro e pela manhã bem cedo já se ouviam as pessoas cá fora na sua agitação matinal, a fazer o seu pequeno almoço, a lavar a louça, a lavar os dentes, a vir da praia do seu mergulho, crianças a jogar à bola…o parque estava completamente repleto de aucaravanas e nunca vivemos o espírito da #vanlife como ali. Ficamos completamente apaixonados por ti Barranco…❤👫🚐 Havemos de voltar! . . 🚐✨ To travel in van has things like this… Embrace the adventure, to meet new places and wake up every morning in a different beach! Here in Barranco everything was special and different. We felt asleep with the guitars sounds and the chats outside and by the early morning we could hear the people outside on them morning tasks, doing them breakfast, doing the dishes, brushing them teeth, coming from them morning dive in the ocean, kids playing,… The parking was filled with campervan and we never felt the vanlife spirit like we did there. We felt completely in love with you Barranco… ❤👫🚐 We will come back! . . #mochileiros_vc #travelcouple #travel #homeiswhereyouparkit #homeonwheels #vanlife #vanlifers #vanlifestyle #vanlifediaries #vanlifemovement #vanlifeportugal #portugal #roadtrip #travelbloggers #algarve #vanagonlife #vwt3 #costavicentina #wildcamping #vanlifeeurope #campervan #vwtransporter #buslife #vanvibes #seeyouontheroad #wanderlust #vandwelling #lifeontheroad #projectvanlife #nomadstays

A post shared by Mochileiros – Vanlife (@mochileiros_vc) on

 

7 . Praia das Furnas

 

A foto de drone diz tudo não é? ⬇⬇⬇⬇ Com vista para uma das vilas mais apaixonantes do Alentejo – Vila Nova de Mil Fontes! Tem umas cascatas aqui à volta, vale a pena explorar 🙂

 

 

8 . Praia da Tapada Grande

 

A melhor praia fluvial do país! É preciso dizer mais alguma coisa? Acho que não 🙂 E fica mesmo ao lado das Minas de São Domingos (visita obrigatória), da cidade mágica de Mértola e do Pulo do Lobo – só spots brutais 😀

 

 

9 . Barragem de Montargil 

 

Estás a precisar daquele calorzinho do Alentejo? Da calmaria? E do vento quente? Lugar ideal! Quando a costa não está boa, não há como fugir para o interior e aproveitar as nossas barragens! Esta é uma das minhas preferidas! Lugar onde ficar é o que não falta 🙂 Aposta no lado Este!

 

 

 

10 . Praia do Cavaleiro

 

Paraíso da fotografia – mesmo ao lado do farol do Cabo Sardão! Tão incrível que só quem foi é que sabe 🙂 Esta praia é um segredo escondido (agora revelado :p). Tenham cuidado com as marés, se virem que não dá para ficar lá em baixo podem ficar cá em cima a dormir e aproveitam a praia durante o dia! 🙂

 

Bónus – secret spot e o meu preferido até ao momento em Portugal!

 

A verdadeira aventura!!! Queres saber onde é? Deixa um follow no instagram e manda-me mensagem que eu digo-te 😉 @followthesuntravel

 

Não fazer fogueiras, são proibidas e muito perigosas.

 

Desafio: se encontrarem lixo nos lugares onde acampam, aproveitem para limpar 😉 Sim, porque acho escusado dizer para não fazerem lixo, certo?

 

⬇ segue o meu Instagram! ⬇

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.

⬇ clica na imagem para contratares o teu seguro de viagem com 5% de desconto ⬇

O conteúdo 10 Lugares Onde Fazer Campismo Selvagem em Portugal – Parte II aparece primeiro em follow the sun.

]]>
https://followthesun.pt/10-lugares-onde-fazer-campismo-selvagem-em-portugal-parte-ii-2/feed/ 0 3355
Ayahuasca – Planta Medicinal https://followthesun.pt/ayahuasca-planta-medicinal/ https://followthesun.pt/ayahuasca-planta-medicinal/#respond Mon, 02 May 2016 11:06:00 +0000 https://followthesun.pt/staging/9153/?p=1220 Ayahuasca é uma palavra que se ouve quase todos os dias por esta zona do planeta. É uma bebida psicoactiva feita a partir da combinação de uma série de plantas da selva Amazónica e utilizada há cerca de 5 mil anos pelas tribos indígenas. Apesar dos efeitos alucinogénicos que esta bebida tem, a Ayahuasca é [...]

O conteúdo Ayahuasca – Planta Medicinal aparece primeiro em follow the sun.

]]>
Ayahuasca é uma palavra que se ouve quase todos os dias por esta zona do planeta. É uma bebida psicoactiva feita a partir da combinação de uma série de plantas da selva Amazónica e utilizada há cerca de 5 mil anos pelas tribos indígenas. Apesar dos efeitos alucinogénicos que esta bebida tem, a Ayahuasca é muito mais do que isso, e há quem não aceite essa definição mas sim a de enteógeno (grego en- = dentro/interno, -theo- = deus/divindade, -genos = gerador) ou seja, acreditam que a Ayahuasca é geradora de uma divindade interna! As tribos indígenas amazónicas utilizam a Ayahuasca em cerimónias/rituais específicos e contextualizados, que acreditam terem efeitos curativos e medicinais. Daí a definição de Ayahuasca como planta medicinal. O efeito físico e psicológico desta planta é altamente complexo: é desintoxicaste do sistema digestivo (um dos desintoxicastes mais poderosos) mas também, devido à presença de DMT em quantidades superiores ao normal, provoca alucinações a vários níveis, dependendo da pessoa e da dose tomada.

Temos ouvido muitas histórias sobre os efeitos desta medicina (vamos chamar-lhe assim), muitas delas libertadores e bonitas, mas muitas delas alucinantes e assustadoras. A verdade é que, de um modo geral, todas as pessoas que conhecemos são pessoas com uma consciência enorme sobre o seu lugar no mundo e sobre a sua espiritualidade. Aquilo que temos aprendido é que estas experiências, quando guiadas por um bom Mestre, podem ser extremamente enriquecedoras e de reencontro do ser humano com uma coisa que há muito tempo tem vindo a perder: a sua espiritualidade. A verdade é que, apesar de ficar encantado com todas as historias que ouço, e de respeitar muito a religião e a espiritualidade destas tribos, não fico convencido, por muitas razões.

Como qualquer substancia psicoactiva, a Ayahuasca faz-nos sentir o mundo de uma forma diferente, mais consciente, talvez, ou será mais distorcida? Acredito que para um indígena, que cresce e vive no seu ambiente, a experiência com esta planta medicinal seja de facto real, porque não tem expectativas e, muito menos, medos. Pelo contrário, acredito que para um ocidental vai ser simplesmente uma projecção do seu subconsciente, das suas experiências, dos seus medos, dos seus objectivos (maior parte das vezes). Pode ser muito libertador, quando estamos prontos para enfrentar os medos todos de uma vez, ou quando precisamos mesmo daquele impulso para seguir os nossos sonhos. Ou algo muito perigoso, porque, se for o caso, também nos vai prender à nossa própria realidade distorcida, às nossas crenças, à nossa versão da realidade, ao nosso ego. Claro que no primeiro caso será uma boa experiência e no segundo não, mas focando-nos no primeiro exemplo, acho que no fundo é uma experiência completamente escusada, porque qualquer ser humano é capaz de chegar a todas as conclusões que necessita por si próprio, e não será isso muito mais valioso?

E nós já conhecemos as duas versões. Conhecemos uma rapariga no Peru, super amorosa, que estava ansiosa pela sua experiência com a Ayahuasca. Uns meses mais tarde lá a fez e escreveu tudo sobre ela, e eu cheio de curiosidade claro que fui ler. Essa nossa amiga, durante uma das cerimónias, percebeu que de facto estava mesmo apaixonada pelo rapaz que tinha conhecido uns dias atrás e que este era o homem da sua vida… algo super valioso, deve ter sido uma experiência incrível, cheia de amor, mas que acho que não é necessário que seja uma planta a dizer-nos, certo?! E ainda mais intenso que isto, reviveu um sonho que tinha tido há um ano atrás, um sonho que lhe disse que ela era uma enviada de uma civilização Alien, civilização que desde há muitos milhões de anos para cá envia, através da consciência, sementes de luz para certos seres humanos, para que sejam curandeiros e seres iluminados no meio das sociedades onde vivem. Ela confirmou com esta experiência o desejo que já crescia dentro dela de aprender como curar pessoas doentes, e esta cerimónia foi a força que faltava para ela iniciar o seu processo de aprendizagem! Deve ter sido uma experiência maravilhosa, mas talvez escusada, na minha opinião, e um bocado assustadora, porque é uma experiência que te faz acreditar com tanta força nas tuas próprias alucinações, que acho que te faz perder aquela dose saudável de duvida constante: será que eu sou um pouco maluco?

Há uns dias atrás conhecemos a versão contrária, a versão perigosa, doentia, assustadora, louca, perversa e, pior que tudo, maléfica. Conhecemos um rapaz Russo, que estava no nosso hostel, e por mero acaso iniciamos uma conversa sobre este tema. É claro que ao lerem isto que estou a escrever, podem pensar: “este gajo também pensa que sabe tudo!” Pois mas não acho, e acreditem que quando falo disto com alguém tento ao máximo esvaziar-me de preconceitos e aprender o que tenho a aprender, mas a minha opinião não deixa de ser a minha opinião e é necessário que a dê. E falando com este rapaz foi o que fiz, dei a minha opinião, sempre dizendo que era só a minha opinião, gostava de ouvir a dele, porque o que queria era aprender: estava completamente 100 % disposto a ouvir o que ele me tinha para dizer! E esse foi o meu erro de certa forma, porque só já um pouco tarde me apercebi da sua loucura. A história começou com eu a contar que tínhamos conhecido um rapaz em Quito que há três anos que fazia este tipo de rituais, que nos disse que viajar 2 semanas não é o mesmo que viajar 3 anos, o que é uma grande verdade!! Outra grande verdade é que ele agora é esquizofrénico… o cérebro, por muito espiritual que a experiência seja, é um orgão, e a Ayahuasca é um alucinogénico, quer queiram chamar-lhe isso ou algo diferente. É claro que ele usou o típico argumento de que se é da natureza não pode ser uma coisa má, não pode ter sido a Ayahuasca a criar isso, e não é necessário ter medo! O tipo de argumento que me apetece responder: “Sabes que a merda de cão também é natureza? Que as cobras venenosas matam? Que os cogumelos venenosos também?” A verdade é que não disse nada disso e continuei a ouvir. Quanto mais questionava, mais fixamente ele olhava, mas eu estava na boa, queria era ouvir coisas diferentes do que aquilo que ouço de mim próprio todos os dias. E continuamos a falar, até que ele disse uma coisa que não fazia sentido com tudo o resto que estava a dizer: disse que se eu deixasse passar a experiência de fazer Ayahuasca, o meu espírito/alma nunca mais me ia perdoar. E isso para mim não fazia sentido, tudo é uma aprendizagem, tudo é um caminho, e tudo faz parte, e há sempre a possibilidade de fazer, e o não fazer também é fazer alguma coisa. E a verdade é que ele próprio percebeu a sua incoerência, porque quando eu lhe disse isto, o seu olhar ficou mais penetrante e o corpo super tenso, mas eu continuei sem me aperceber. De um momento para o outro começou a falar como um pássaro, sempre a olhar para mim fixamente, durante 5 minutos, e no final disse que eu “continuava a focar-me nas suas palavras e não no que ele estava a dizer, que poderia falar como um pássaro, e eu se quisesse poderia perceber precisamente o que eles estava a dizer sem que ele dissesse uma única palavra”. Ok, percebi que ele percebeu a sua incoerência, e não reagiu bem, mas lá continuei eu na boa a falar com ele, sem perceber o quão agressiva na realidade tinha sido a sua atitude, e enquanto ele olhava para mim, olhava eu para ele, ainda 100 % disposto a ouvir o que ele tinha a dizer, mesmo que fosse em passarês! Nesta altura a Tamára só pensava “O que estás a fazer?!”. E então continuei eu a dizer que, apesar de tudo, mesmo não tenho tido nenhuma experiência com Ayahuasca e não querendo ter, aquilo que eu aprendi no Peru, aquilo que eu aprendi sobre a cultura indígena, com o simples facto de conhecer a existência desta planta, desta forma diferente de ver as coisas, despertou algo em mim que se calhar é o mesmo esse o “conhecimento” transmitido pelas experiências cerimoniais com essa planta: despertou em mim a consciência de uma parte da minha espiritualidade com a qual eu não estava familiarizado, ou pelo menos não dava importância, esta que tenho e sempre tive (e que todos temos!!!) com a Terra, com o Sol, com os Rios… com a Natureza! E estava super feliz com isto! E ele riu-se… “também está feliz”, pensei eu! Mas não… era um riso sarcástico. Disse-me que eu estava a mentir, que ele sabia, e que o espírito dos Mestres Ancestrais de Ayahuasca, que estavam presentes através dele, também sabiam! E ficou a olhar para mim, para em desafiar, e eu como não estava a mentir, fiquei a olhar para ele. E só agora, só nesta altura, meia hora depois, é que eu me apercebi do quão distorcido e maléfico era aquele olhar e aquela presença! A Tamára diz que eu fiquei pálido, e acredito que sim, porque foi dos momentos mais assustadores da minha vida, porque pela primeira vez consegui ver a “madness” de um ser humano, e consegui porque deixei espaço para isso, e só aí me apercebi o quão burro tinha sido este tempo todo por continuar, depois de tudo, disposto a ouvi-lo. Mas não me deixei ficar e olhei até ele deixar de olhar, e que energia negativa!!! Nunca tinha sentido nada assim. Quando ele deixou de olhar e eu percebi que a conversa não ia a lado nenhum, terminei-a e fomos embora. E é este o perigo deste tipo de experiência com estas plantas: deixam o ser humano tão seguro do seu próprio ego que mesmo a loucura deixa de ser questionável, e o pior louco é que aquele que se acha um deus e não um louco!

No fundo, tudo isto são experiências que fui tendo, e como disse, a derradeira experiência não a tive: não participamos em nenhuma cerimónia. Mas agora que sei mais, sei mais que não é uma coisa que queira fazer.

O conteúdo Ayahuasca – Planta Medicinal aparece primeiro em follow the sun.

]]>
https://followthesun.pt/ayahuasca-planta-medicinal/feed/ 0 1220