Quando viajar é viver ao máximo

P3192682 2

Temos a tendência de fazer da vida uma coisa muito mais complicada do que aquilo que na realidade é. Fazendo isto, por estranho que pareça, estamos a tirar-lhe valor, a renegar aquilo que significa viver em pleno, no fundo, a tirar a devida importância à vida que temos, que é única porque, mesmo que não acredites que é só uma, é tua! Hoje deixamos que “viver” seja tudo aquilo que viver não é.

A nossa estabilidade emocional é baseada na “estabilidade” económica e material. E como nada que é material é eterno, a “estabilidade” de que corremos atrás é uma ilusão. Só quando procuramos aquilo que realmente perdura no tempo, o tempo deixa de ser um problema, e só quando isso acontece é que a ansiedade e o stress desaparecem. E o que perdura no tempo? A própria vida, o que vivemos, o que somos, o que erramos e o que aprendemos, os valores que temos, as nossas conquistas… é nisso que temos de procurar a nossa estabilidade, é isso que perdura!

E por isso viajar é tão importante, porque faz-nos deixar para trás tudo o que é material para nos focarmos naquilo que realmente importa: VIVER!

P2100845 2

Viajar ensina-nos muito, e talvez o maior ensinamento é em aprender a fazer da vida uma experiencia positiva! A aventura que todos procuramos está precisamente aí: fazer da vida uma experiencia positiva! E isso depende de nós, só de nós.

Mais uma vez viajar é o melhor treino: quando viajas propões-te a sair do teu lugar de conforto, à procura da aventura, do diferente, do positivo e, muitas muitas vezes, do negativo. A experiencia negativa não tem de ser um assalto ou uma doença, pode ser não ter papel higiénico na casa de banho ou pagar por uma refeição horrivel: tudo te desafia a destruir as barreiras que criaste, que não te permitem seres mais do que aquilo és! E tu vais quebrá-las, e vais ser mais, e vais sentir isso, e isso vai mudar a tua vida (vai mudando), e essa é a maior aventura 🙂

Mas essa aventura não está à venda, tens que encontrá-la tu, dentro de ti, só tens de ter coragem de quebrar as barreiras que criaste, e ir à procura: o mundo está à tua volta e pronto para ser (re)descoberto 🙂

Joásio

Share this:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *