Chile

A nossa entrada no Chile foi logo diferente: íamos muito prevenidos, como a viagem era longa, com um saco de fruta para comermos durante a viagem e nos dias seguintes, sem preocupações. Mas ao chegar à fronteira avisaram-nos que era proibido levar fruta da Argentina para o Chile, com direito a multa! Apressamo-nos a comer meia dúzia de frutas cada um, em dois minutos comemos 2 bananas, 4 ameixas e 2 maçãs, mas mesmo assim vimos que o saco não ia acabar tão depressa. Então começamos a oferecer fruta aos passageiros que estavam perto de nós no autocarro e assim resolvemos o problema. Ficam avisados!

Na fronteira Argentina - Chile

Fronteira Argentina – Chile

Depois da longa viagem, chegamos ao terminal para ir em busca de um hostel. Já era bastante tarde e decidimos tentar ligar a internet para pesquisar a localização de um hostel na net. Qual a nossa admiração quando temos uma mensagem do nosso amigo Leandro (couchsurf de Mendonza) a dizer que tinha conseguido falar com uma amiga dele e que podíamos ficar em casa dela?!!!!!!! Ligamos logo e uns minutos depois estávamos no metro e depois em casa dela.

E de repente estamos nós numa casa espetacular! O dia seguinte foi passado na piscina do prédio. Calma, estamos em Santiago do Chile, numa piscina, com um dia de muito sol… Isto é mesmo verdade?! A vida é mesmo boa connosco.

Casa da Francisca

Jantar em casa da Francisca

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Vista de casa da Francisca

Passamos os dias seguintes a passear pela cidade a conhecer o Cerro de Santa Lucia, La Vega, o Mercado Central, La Piojera, a Catedral, La Moneda, a Plaza Italia, o Bairro Belavista (o nosso preferido!), e tantas outras coisas! E deixamo-nos encantar por todas estas ruas, pela agitação, pela vida, pela beleza que oferece. Afinal viver aqui poderia ser bem interessante!!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cerro Santa Lucia

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Topo do Cerro Santa Lucia – dá para ver a poluição que existe na cidade!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cerro Santa Lucia

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cerro Santa Lucia

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cerro Santa Lucia

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Plaza principal, o edifício da frente são os correios e do lado esquerdo a Catedral de Santiago!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mercado

Cozinhamos algumas vezes para a Francisca (dona da casa) e os amigos e no nosso último dia em Santiago, o Christopher convidou-nos para conhecer outras partes da cidade com ele. E essa tarde foi passada de bicicleta a passear pela cidade. Aqui, em Santiago, são muitas as pessoas que vemos de bicicleta por todas as ruas. Aqui é comum andarem de bicicleta no dia-a-dia. A cidade é plana e bonita, sabe tão bem!! Terminamos a tarde no Cerro San Cristóbal e não podíamos ter terminado de melhor maneira, que vista deslumbrante. E o sol estava quente e acolhedor. No final do dia ainda nos convidou para jantar e tomar Pisco (bebida típica) em casa dele e foi um serão realmente divertido.

Em casa do Christopher

Jantar em casa do Christopher

 

Cerro de Santa Luzia

Cerro San Cristóbal

Cerro de Santa Luzia

Cerro San Cristóbal

Santiago de bicicleta!

De bicicleta pela cidade!

Tiramos um dia para visitar Valparaíso: dia chuvoso, céu escuro, domingo, tudo fechado, contavam-se as pessoas nas ruas, lixo em toda a parte e várias montanhas inundadas de casas. Esta foi a primeira impressão! E as nossas expectativas iam tão altas. Mas não desistimos, percorremos a pequena cidade a pé e subimos de teleférico ao lugar mais famoso e finalmente estávamos a entrar nos sítios encantadores que víamos em fotografias. Finalmente estávamos a conseguir apreciar um pouco da beleza de Valparaíso e sentamo-nos e contemplamos por instantes.

No final da visita, a nossa sensação não foi a melhor mas achamos verdadeiramente que várias coisas condicionam a opinião com que ficamos dos lugares. O sol é uma delas! Com sol tudo parece mais bonito, mais alegre e mais colorido e nós não tivemos sorte com o tempo. Outra influência, achamos nós, foi termos ido sem uma pessoa que conhece. É sempre diferente ir com alguém que conhece os melhores recantos, que sabe as histórias dos lugares, que nos conta como a cidade cresceu e por onde começou, que nos leva aos melhores lugares e que dá encanto à cidade. Achamos verdadeiramente que seria bem diferente termos alguém assim que nos acompanhasse! No entanto, Valparaíso é uma cidade diferente, acolhedora e interessante e foi uma pena não termos visto a beleza que ela tem!

A verdade é que não nos surpreendeu de todo, não tinha o encanto das vilas junto ao mar que vemos ao longo do nosso lindo Portugal, e isso não nos saía da cabeça… ficamos com vontade de voltar e de dar a Valparaíso uma segunda oportunidade, talvez um dia, quem sabe!

Valparaíso - pormenor

Valparaíso

Valparaíso

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Valparaíso

Valparaíso

Seguimos para San Pedro de Atacama e fizemos o tour do Salar do Uyuni, mas isso mereceu uma publicação à parte (que já fizemos!):

San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama

Share this:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *