Argentina

A Argentina é um País “Continente” – andamos por volta de 6000 km e mesmo assim não visitamos metade do que há para visitar, e fizemos muito menos de metade dos quilómetros que há para fazer. A Argentina foi também uma revelação, em muitos aspectos: nas pessoas que conhecemos, que já conhecíamos e em nós próprios. Foi desafiante, mas muito muito compensador: Sim! Queremos muito voltar!

Depois de um dia confuso – decidimos à ultima da hora não visitar Colónia del Sacramento, não tínhamos tempo para tudo nem dinheiro; algumas horas de autocarro e mais umas de ferry boat depois – chegamos à Argentina, chegamos a Buenos Aires! E na viagem conhecemos um casal de Portugueses que nos deu uma lista de dicas e recomendações e de lugares para visitar, o que é sempre bom para nós, porque nos diz o que é realmente fundamental conhecer e aquilo que não vem nos guias nem na internet e só descobre quem passeia pela cidade por um tempo. E fomos super bem recebidos em Buenos Aires, pelo Ricardo (amigo de longa data a viver na Argentina há alguns meses).

Por do sol Argentina

Por-do-sol antes de entrarmos no ferry

Chegamos à noite, mas nem por isso a cidade deixou de ter luz e movimento. Pareceu-nos logo bem diferente do que havíamos conhecido até então. Buenos Aires é uma cidade grande, já bem mais limpa, com vida até de noite, com luz e cor. E lá estávamos nós tal e qual “turistas”, com as nossas malas enormes e esgaziados a deixarmo-nos apreciar esta beleza na viagem até casa do Ricardo. Nos dias seguintes aproveitamos para cozinhar comida bem típica de Portugal que nos consolou, a nós e ao Ricardo, mas também para conhecer a comida típica argentina: as carnes, os gelados e as facturas – pequenos bolos que eles comem durante todo o dia a toda a hora! E claro, para conhecer a cidade. Visitamos o Museu da História de Buenos Aires, a tão famosa Casa Rosada, o Cemitério da Recoleta, uma livraria dentro de um teatro antigo e um café bem conhecido, o Retiro, as várias praças que se estendem pela cidade e onde as pessoas encontram uma sombra para descansarem e conversarem, a feira de San Telmo (absolutamente maravilhosa), tal como o Bairro La Boca, que nos surpreendeu, o Tigre e tantas outras coisas. E em todos os lugares, todos os dias, sentimos que as pessoas aproveitam verdadeiramente a cidade. As pessoas deixam os trabalhos e param ali mesmo, no café ou na praça ou no banco do jardim… param e conversam, bebem um sumo, ou um mate, comem um doce, lêem, brincam com os mais pequenos. E depois voltam a casa. É impressionante como as pessoas aproveitam o fim de tarde, as ruas e os parques enchem, os cafés também, e a cidade ganha uma vida e uma alegria inexplicáveis.

Chegada a Buenos Aires

Bairro San Telmo

Nós lindos, a sombra do Ricardo e a Casa Rosada atrás!

Bairro de San Telmo durante a noite

Puerto Madero

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Bairro La Boca

Buenos Aires está repleta destas árvores e, nesta altura do ano, fica tingida de roxo!

Tigre

Depois de uns dias em Buenos Aires sentimos que, até agora, esta seria a única cidade em que se vivêssemos éramos felizes. Mas o nosso Portugal continua a ter uma gosto especial! Aqui existem verdadeiros problemas de câmbio, o câmbio real e o câmbio que fazem na rua, a que eles chamam de “blue”, são brutalmente diferentes, e na rua Florida, em pleno centro da cidade, não se dá um passo sem ouvir um “cambio, cambio” de um lado e do outro, em todo lado, e ao lado da polícia também – o “ilegal” torna-se “legal”!! E, se quisermos trocar dinheiro, somos levados para as traseiras de alguma loja ou a esquina da rua do lado e lá nos esperam mais pessoas que trocam os dólares ou euros por pesos argentinos e o negócio está feito! É uma experiência diferente! É uma forma estranha de nos sentirmos parte do dia a dia deles que, para nós é uma coisa que parece tão perigosa e, na realidade, para eles é como comprar bolachas no quiosque!

Aqui temos cerca de 100 € – a nota maior deles vale bem menos que 10 €

Apesar de termos apreciado muito a nossa estadia em Buenos Aires e termos vontade de ficar porque ainda há tanto tanto tanto para conhecer, temos de partir. Seguimos para Puerto Iguazú, onde conhecemos a parte Brasileira das cataratas num dia e a parte Argentina no dia seguinte. O balanço é extremamente positivo e mais favorecido para a parte Argentina. Há imenso para ver e sugerimos que quem conseguir deve passar dois dias só na parte Argentina e um na Brasileira. O deslumbramento é constante, enquanto percorremos as trilhas definidas no parque. As borboletas estão por toda a parte e acompanham as nossas longas caminhadas, assim como os quatis (que nos roubam a comida que estiver à vista) e uma enorme quantidade de pássaros que nunca vimos na vida e que têm cores fora do normal. Para nós, como sempre, ficaram coisas para ver e coisas para fazer como o passeio de barco pelas cataratas, que estava lotado e só dava para marcar para o dia seguinte. Mas isto é interessante, partimos sempre com vontade de continuar nos lugares, conhecer mais e ver tudo o que nos podem oferecer, o que nos leva a fazer planos para quando voltarmos, um dia. E mais importante do que isso, estes pequenos “sacrifícios” de decidir o que podemos, ou não fazer, ajudam-nos a dar valor ao que de facto estamos a fazer: estamos do outro lado do mundo, a fazer o que sempre sonhamos, e temos que saber desfrutar isso! Vamos ter sempre mais coisas para ver e para fazer, vão haver sempre novidades e nós vamos ficar sempre deslumbrados como se fosse a primeira vez que visitamos aquele lugar!

E agora segue-se Córboda, o nosso primeiro couchsurf e a nossa primeira invasão de picadas de mosquito. Almoçamos com uma amiga, a Anita, que vive em Córboda e provamos os tão falados Lomitos (deliciosos) e partimos a conhecer a cidade, que é pequenina e a pé se conhece muito rapidamente os pontos principais. Visitamos a Catedral, a Universidade, o centro… o que nos chamou mais a atenção foi o facto de todos os edifícios antigos, como a catedral, terem o seu reflexo no chão, na calçada. É extraordinariamente bonito ver as pedras na calçada a fazer o reflexo dos edifícios monstruosos que temos à frente! Visitamos também a Villa de Carlos Paz e a Villa de Mayu Sumaj. Dois lugares bonitos, bons para descansar e aproveitar o rio e o sossego. E durante estes dias ficamos em couchsurf com o Edu, que nos recebeu com muito carinho na sua casa. Foi muito estranho nos primeiros momentos, tudo nos fazia estar desconfiados e intimidados, mas rapidamente este desassossego passou a conforto e a convívio e estávamos já a fazer o jantar para ele e para a namorada e a contar histórias da nossa viagem e a ouvir as histórias das viagens deles e a sonhar com os sítios que ainda vamos visitar e todos os outros que vamos incluir nos próximos planos. Em casa do Edu estivemos muito confortáveis, cozinhamos, lavamos a roupa (que para quem anda a viajar é um enorme presente) e descansamos bem. O Edu fez com que o nosso primeiro couchsurf fosse uma experiência muito boa e agora cresceu a vontade de continuar a ficar em casa de pessoas que se oferecem para receber viajantes por todo o mundo, de conhecê-las, de ouvir as suas histórias, de comer a comida típica, de conhecer as musicas que ouvem e de convivermos e inspirarmo-nos cada vez mais.

DCIM147GOPRO

Mayu Sumaj

Em Carlos Paz com a Anita

Seguimos para Mendoza, sem nunca imaginar o que nos esperava por lá! Tínhamos uma casa do couchsurf e a primeira coisa que fizemos foi tentar chegar até lá. Era retirada do centro da cidade e quando lá chegamos conhecemos a cozinha, o quarto e a casa-de-banho num ápice. A casa do Leandro é um pequeno T1, sem muito espaço mas com as portas abertas para quem aparece. É uma casa que tem apenas o básico mas tem também o fundamental: amizade, convívio e vontade de receber e ajudar quem aí aparece. Tem colchões no chão por todo o pequeno T1 e as pessoas acomodam-se assim, perto umas das outras. Estávamos nós os dois, o próprio Leandro, um espanhol – Fran, uma menina da Dinamarca – Cristina e ainda a visita constante da vizinha – Luli!

A verdade é que fomos conhecer a cidade com uns, as montanhas com outros, mas à noite, chegando a casa, estávamos todos ali prontos para dizer o que foi o melhor do dia e como aproveitamos o que foi menos bom (a filosofia é mesmo esta!). E fizemos um churrasco (assado, como se diz na Argentina) ali, à porta de casa, no chão, todos juntos e conversamos, rimos muito e trocamos contactos que nos vão sempre lembrar os dias em Mendoza e que vamos com certeza usar quando os destinos das próximas viagens coincidirem. A Cristina, por exemplo, que é um doce, está em Intercâmbio em Santiago do Chile e ficou ansiosa pela nossa chegada para nos levar a conhecer a cidade que agora também é dela.

Um das nossas visitas foi às montanhas, ao parque provincial de Aconcágua e a Punte del Inca. Dá para acreditar que estamos aqui?! É um lugar que nos absorve por completo, sentimo-nos pequeninos no meio de todas as gigantescas montanhas, mas ao mesmo tempo, sentimo-nos capazes e com vontade de correr tudo e explorar o máximo que conseguirmos. A vontade é de fechar os olhos e gravar para sempre a imagem que temos à nossa frente, gravar o vento que corre tão forte, gravar o sol, o barulho dos animais que passam. A vontade é de regressar um dia preparados para subir a montanha e chegar ao topo e sentar, só para apreciar a beleza de toda aquela natureza. Não conseguimos nem imaginar o que seria a nossa visão lá bem no topo!

Fomos também visitar umas termas naturais que surgem no meio de montanhas, Cacheuta. Estava um dia frio e nós estávamos ali sentados na pedra, dentro da água que escaldava toda a nossa pele e aquecia o coração, a olhar para todas aquelas montanhas à volta, com uma paisagem sem igual. Sentados na água quente, em silêncio, a olhar… Que sensação boa!

DCIM147GOPRO

Termas da Cacheuta

A cidade de Mendoza, a casa do Leandro, o Leandro e todas as pessoas que conhecemos nestes poucos dias vão ser lembrados com muito carinho. Mas é hora de partida! E na casa do Leandro já chegou mais um francês, um peruano e uma boliviana!