Chimarrão

O Chimarrão é uma tradição de Porto Alegre, no Brasil. É uma tradição que envolve qualquer pessoa que vemos a passar na rua. Todos se fazem acompanhar da cuia (espécie de chávena) com a melhor erva mate, a bomba (por onde se bebe) e claro a térmica com a água a ferver. Ninguém tem reservas por andar com a “lancheira atrás” e nem considera esta tradição inútil, nem tenta substitui-la!
O Chimarrão é uma tradição completamente acarinhada pelos mais jovens, que o levam para qualquer jardim e o bebem, na roda do chimarrão, com os amigos.
Ditam as regras que na roda do chimarrão todos têm de se dar bem para o poderem partilhar e conviverem! Existem muitas outras regras que, pelo que vi, são religiosamente respeitadas, o que torna o Chimarrão e a tradição em volta num ponto admirável desta cultura. E, portanto, o Chimarrão deixou de ser apenas uma tradição e passou a ser um motivo de convívio, de partilha, de bem-estar e acima de tudo de boas vindas a quem se aventura na cultura desta maravilhosa cidade. O Chimarrão é sinónimo de amizade e de conforto.
Enquanto isto, estamos sentamos a conversar… é hora de Chimarrão 🙂


Tamára

Share this:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *